As técnicas utilizadas em anexos cutâneos são diversas e abrangem uma ampla gama de procedimentos, desde cuidados básicos até tratamentos mais complexos. É praticamente impossível citar aqui todas as técnicas estéticas aplicadas aos anexos cutâneos, uma vez que o campo da estética está em constante evolução e novas técnicas surgem a todo momento. No entanto neste material, irei te apresentar um panorama geral das principais técnicas utilizadas, agrupadas por tipo de anexo cutâneo. Antes de iniciarmos o nosso módulo de aprendizagem, permitam-me que eu me apresente: meu nome é Ynis Thaciane, sou Bacharel em Química Industrial desde do ano 2017. Possuo também uma graduação sanduíche em Biotecnologia realizada no Canadá e uma licenciatura em Química; sou especialista Desenvolvimento de Cosméticos e Aplicações Estéticas, com MBA em gestão de farmácias e drogarias e mestre em Engenharia Química com ênfase no desenvolvimento de formulações cosméticas. Meu interesse pela área da saúde iniciou-se em 2014, durante a graduação sanduíche, quando tive o contato com diversos laboratórios de alta tecnologia que me deram a oportunidade de conhecer o universo da saúde de forma mais aprofundada. Desde então, passei a dedicar-me ao estudo das mais diversas concepções da química que pudessem se relacionar com a área da saúde. Em 2022, cursando o mestrado, percebi a importância do bom conhecimento da composição química dos cosméticos, além dos conhecimentos em anatomia e fisiologia humanas para a obtenção de produtos eficazes e de qualidade que trazem benefícios reais à saúde e isso despertou em mim o desejo de aprofundar ainda mais os meus conhecimentos e aprimorar as minhas habilidades na produção de formulações cosméticas. Trabalho atualmente com o Ensino Superior dando assistência aos alunos de graduação e, na minha experiência com a educação, percebo diariamente estudantes com muitos sonhos e pouco direcionamento sobre o caminho a seguir, materiais escassos de informações didáticas, não tão claros e, muitas vezes, enfadonhos. Ao longo da minha formação, eu fiz e faço parte dessas construções, no entanto, à medida em que tenho a oportunidade de aprofundar o meu conhecimento e de ganhar novas experiências, venho tentando seguir as normas previstas na legislação e trazer um material cada vez mais didático e aplicáveis às nossas necessidades. Nesta apostila eu trago um resumo de tudo que estudei durante anos, pois acredito na importância do compartilhamento desse conhecimento com todos os meus colegas de profissão. Juntos poderemos atuar de forma padronizada conforme as orientações previstas na legislação, uma das fontes bibliográficas deste material. Este trabalho não tem a pretensão de acabar com o assunto das técnicas aplicadas aos anexos cutânoes, mas anseio que seja mais uma referência para todos os estudantes da área. Antes de iniciarmos nosso módulo de ensino-aprendizagem, gostaria que você pensasse um pouco sobre as seguintes questões reflexivas:
Ao realizar um procedimento de alongamento de unhas, quais os principais cuidados você deve ter para evitar a contaminação cruzada e garantir a saúde da cliente?
Um cliente apresenta queda capilar excessiva. Quais os possíveis fatores que podem estar causando esse problema e quais tratamentos estéticos você poderia indicar?
Como você diferencia uma unha encravada de uma micose de unha? Qual a conduta mais adequada para cada caso?
Ao realizar uma depilação a laser, quais os cuidados que você deve tomar para garantir a segurança do cliente e evitar queimaduras?
Mantendo essas reflexões vívidas em nossas mentes, navegaremos pelos módulos I, II e III, deste material que se propõe a ser um guia completo, desvendando os meandros das diversas técnicas em anexos cutâneos, através de uma linguagem clara, acessível e enriquecida por exemplos práticos.
Bons estudos!
Ynis Thaciane Felix da Silva
Facilitadora de aprendizagem Faculdade Três Marias